Mercado Financeiro / Principais segmentos

Bancos Comerciais

  

Um banco comercial é um tipo de instituição financeira que aceita depósitos, oferece serviços de contas correntes, faz negócios, empréstimos pessoais e hipotecários e oferece produtos financeiros básicos como certificados de depósito e caixas de poupança para indivíduos e pequenas empresas. Um banco comercial é onde a maioria das pessoas faz seus serviços bancários, em oposição a um banco de investimento. Todos os segmentos, pessoas físicas, pequena, média e grande empresas dependem comercialmente de um banco comercial. Entre os  principais bancos comerciasi destacam se o JP Morgan Chase, o Bank of America, Wells Fargo e o Citibank / Citigroup nos EUA, o ICBC e HSBC na Asia e o BNP, Credit Agricole e Deutsche Bank na Europa. 

Todos estes são players globais.

Banco de Investimentos

  

O banco de investimento é uma divisão específica dos serviços bancários relacionados ao levantamento  de capital para outras empresas, governos e outras entidades. Os bancos de investimento estruturam as emissão de ações (IPOs) para todos os tipos de empresas, ajudam na venda de títulos e dívidas estruturadas diversas e intermediam fusões e aquisições, reorganizações e outras estruturações para instituições privadas e púlicas. Os bancos de investimento também fornecem também as pesquisas econômicas e setoriais quanto à questão de ativos diversos.

   Entre os principais bancos de investimentos se destacam o Morgan Stanley, Goldman Sachs, Bank Of America ML, Credit Suisse e UBS. 

   

Wealth Management

  

O gerenciamento de riqueza é um serviço profissional de alto nível que combina assessoria financeira e de investimento, serviços contábeis e tributários, planejamento de aposentadoria e planejamento legal ou imobiliário por uma taxa de gestão. Os clientes trabalham com um único gerente de riqueza que coordena a contribuição de especialistas financeiros e pode incluir conselhos de coordenação do próprio advogado, contabilista e agente de seguros do cliente. Os serviços de gerenciamento de riqueza também oferecem serviços bancários diversos e até aconselhamento de atividades filantrópicas.

Asset Management


É a divisão do mercado financeiro que enlgoba as gestoras fundos de investimentos, das diversas classes de ativos e segmentos. Seus clientes, pessoas físicias, pessos jurídicas, institucionais e governos 

entregam o dinheiro para que seja administrado por uma gestora ou asset pagando um fee de gestão e remunerando algumas vezes por performance.

Entre os principais players mundiais destacam-se a Black Rock, Pimco, Templeton e Janus.

Broker Dealer ou Corretora de Valores

  

Uma corretora é uma firma no negócio de comprar e vender valores mobiliários, operando tanto como corretor quanto como revendedor, dependendo da transação.  Uma corretora atua como corretor (ou agente) quando executa ordens em nome de clientes, enquanto atua como revendedor, ou principal, quando negocia para sua própria conta. As principais são Morgan Stanley e Bank of America ML e as independentes Charles Schwab, Fidelity e Interactive Broker